01/04/2024

Igreja e vida


 Igreja e vida

Alguém que esteja decidido a seguir ao Senhor Jesus Cristo também deve estar comprometido em caminhar com outras pessoas que também o seguem. Não é possível viver a fé cristã apenas solitariamente, isolado dos demais crentes. A auto-suficiência não é uma característica cristã, isso seria uma evidência de orgulho. A humildade sim é uma característica cristã, a qualidade de se reconhecer limitado e dependente das misericórdias de Deus. Não é possível ser um membro do Corpo de Cristo à parte dos demais membros desse corpo. Um dedo, orelha ou braço amputados são membros mortos. Só se vive a fé de fato quando se é parte atuante na igreja, servindo-a e sendo servido pelos irmãos de fé. A fraternidade e a comunhão são marcas presentes na verdadeira fé.

Mas igreja não é a pífia instituição religiosa que os homens caídos manipulam conforme querem seus desejos mesquinhos e patéticos, nem aquela coisa politiqueira onde muitos soberbos exercem seus jogos cretinos de poder com descarados interesses pelo dinheiro de incautos e não é uma sede de entretenimentos e de ilusões dada às manipulações e misticismos - essas aberrações muito comuns são distorções da igreja. 

Igreja é a congregação dos santos, aqueles pecadores que se reconhecem miseráveis mas que foram alcançados pela Graça redentora do Senhor Jesus Cristo para andarem juntos em crescente santificação, no exercício mútuo de edificação da fé e do aprimoramento da vida tanto individual como coletiva aos pés da cruz do Senhor, tendo o culto a Deus, um ato coletivo, congregacional, como o centro da vida com desdobramentos virtuosos para todas as suas demandas assim como foi a árvore da vida da qual deveríamos nos alimentar para cumprirmos os mandatos que de Deus recebemos, e somente assim podermos cultivar e povoar toda a Terra com a Graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Não é possível se viver adequadamente perante o Senhor senão como sendo parte da sua igreja. E é exatamente por isso que as igrejas são tão incansavelmente atacadas pelo Diabo, que age de muitas formas para pervertê-la tanto internamente, numa incessante disseminação de mentiras corruptoras nas mais variadas distorções da Palavra de Deus que tem sido propagadas por parte de muitos falsos mestres infiltrados; como também tem sido combatida externamente pelas iniquidades daqueles que tentam neutralizar e impedir o seu ministério. 

Contudo a verdadeira igreja é sustentada pelo seu Senhor e Rei e é mantida e conduzida pelo braço e pela palavra do Todo-Poderoso até que cumpra todos os seus desígnios, até que o Senhor Jesus volte para arrebatá-la para si e impor seu Juízo final a todos os réprobos; pois nem o mundo, nem o Diabo, têm poder de fato sobre a propriedade exclusiva do Senhor por quem Ele derramou o seu sangue na cruz, preço alto com que a comprou e a santificou para si.

Se você de fato ama ao Senhor e crê na sua Palavra, você deve também congregar, deve adorar a Deus junto de outros irmãos e deve caminhar com eles na perseverança fraterna na Palavra de Deus, o caminho de Cristo.


Leia também:

Minha relação de amor e de angústia com a igreja

https://atitudeprotestante.blogspot.com/2024/03/minha-relacao-de-amor-e-de-angustia-com.html