23/06/2026

Toda a criação foi corrompida pelo pecado.



Toda a criação foi corrompida pelo pecado.

Eu vi essa cena de uma minhoca sendo atacada por um exército de formigas numa calçada, que registrei com meu celular, e isso me levou a uma sucessão de reflexões que resultaram no texto a seguir:

* Sobre a existência do mal e do caos no universo e da impossibilidade da existência de vida alienígena.

O capitulo três do livro de Gênesis descreve o pecado original e suas consequências não apenas na comunhão do homem com Deus mas também todas as consequências dessa ruptura. O ser humano, como cabeça da criação, a única criatura que tem em si o privilégio, a honra e a autoridade distintivos de ser feito imagem e semelhança do próprio Deus (Gênesis 1: 26 e 27) e que, por isso, dada a sua distinção das demais coisas criadas, com o seu pecado condenou tudo o que estava confiado à sua autoridade à degeneração que a rebelião do pecado lhe imputou.

Recebemos morte espiritual e física, como consequência da nossa inimizade com Deus, e além dessas coisas também fomos submetidos às consequências do nosso banimento da santidade de Deus nas múltiplas maneiras como o mal é cultivado e colhido não apenas nas nossas vidas, mas também em toda a criação. Todas as coisas que podemos conhecer da atual criação, sejam as coisas microscópicas ou as que fazem parte do universo ainda desconhecido, sejam os modos como vivem os seres vivos ou quaisquer ecossistemas, tudo foi afetado pelo mal do pecado e prossegue para a ruína do juízo. Embora haja ordem em todas as coisas criadas e todas elas apontem para as perfeições dos atributos conhecíveis do Deus criador, a criação está em agonia na expectativa pelo seu fim e renovação.

A nossa natureza foi transformada com o advento do pecado, nós fomos degenerados, não somos mais como éramos antes da queda de Adão. Mas não somente a nossa natureza, como também a natureza de toda a criação foi transtornada, subvertida e corrompida pela maculação do pecado no que outrora era santo. Quando Adão pecou o que antes era límpido tornou-se contaminado e houve severa ruptura entre Deus e nós porque santidade e pecado são opostos e irreconciliáveis - e esse problema só poderia ser resolvido pela obra vicária do Senhor Jesus Cristo e toda a criação "geme" numa expectativa pela redenção que será vista nos remidos por Cristo (Romanos 8: 19 - 22). 

A violência da "natureza" degenerada pelo mal do nosso pecado com seus "cardos e abrolhos" (uma descrição de Gênesis 3: 18 que sintetiza essa degeneração decorrente do pecado original) é um mal comum em toda a criação, tanto nesse nosso mundo como também em todo o restante do universo, um mal que será mudado apenas quando forem feitos "novos céus e nova Terra" após o retorno do Senhor Jesus a este mundo e a realização do juízo final (Apocalipse 21: 1 - 4; Isaías 65: 17; 2 Pedro 3: 13), uma esperança bíblica que mostra que a rebelião do homem contra Deus evidenciada no pecado original de Adão afetou não apenas a sua própria natureza e do seu mundo como também toda a criação, todo o universo, todo o Cosmo. Essa esperança bíblica, uma promessa, ensina que todas as coisas, céus e Terra, serão recriadas por Deus como efeito completo da obra de redenção que já foi realizada pelo Senhor Jesus na cruz do Calvário (Colossenses 1: 20), pois na sua obra vicária o Senhor Jesus reconciliou toda a criação com Deus, o seu Criador, e essa é uma obra que está se concretizando ao longo da história que ainda vivenciamos.

Diante desses fatos bíblicos, podem existir formas de vida ou outras criações além do que é descrito nas Escrituras?

Diante desses fatos das doutrinas bíblicas acerca da criação, da queda, da redenção e da consumação, a conclusão lógica é a de que este nosso mundo com o destaque que é dado à humanidade são centrais e determinantes para a existência e para o destino de todo o restante da criação de Deus em todo o universo. O pecado de Adão condenou toda a criação aos efeitos do seu pecado e a obra salvadora realizada por Cristo está redimindo não somente a humanidade degenerada, mas também toda a criação, com o iminente juízo para a atual realidade de todas as coisas maculadas pelo mal do pecado. O centro do universo é a história da redenção, tendo a glória do Salvador como o seu fundamento. Diante disso torna-se impossível presumir a existência de vida relevante (física e material) em outros lugares do universo a não ser a vida existente neste nosso mundo, pois se existirem formas de vida fora do planeta Terra, elas também estariam sujeitas às maldições do pecado de Adão e também careceriam da redenção do Senhor Jesus - uma hipótese que não lhes foi oferecida. Quando a atual criação for destruída pelo juizo de Deus para dar lugar a novos céus e nova Terra, os mundos dos supostos aliens e seus OVNIS também seriam destruídos como efeito das aplicações das penas decorrentes do pecado de Adão, não importando se esses supostos seres fossem mais ou menos desenvolvidos dos pontos de vista tecnológico, biológico ou até mesmo moral, do que nós, humanos. E o Senhor Jesus é Deus que se fez homem neste mundo (Filipenses 2), não extraterrestre. Ou seja, não existe previsibilidade bíblica nenhuma para as teorias meramente especulativas sobre a existência de alienígenas e fica biblicamente impossível presumir que existam formas de vida mais desenvolvidas do que a vida humana em algum lugar material e físico (porque formas de "vida" espirituais existem - os anjos e demônios - mas esse é outro assunto) além do que existe no planeta Terra. 

Embora a teoria do geocentrismo tenha sido superada pelas descobertas científicas da astronomia e da física, o fato bíblico é o de que o que acontece no lugar que antes tinha o Éden, e que é a habitação dos homens que foram feitos à imagem e semelhança do próprio Deus e que posteriormente foi o lugar onde o Deus encarnado viveu, morreu e ressuscitou é o centro definidor dos destinos de toda a abrangência do universo. É aqui que tudo se define.