07/12/2022

O verdadeiro conhecimento de Deus é um mistério revelado apenas aos seus eleitos

 O conhecimento de Deus é um mistério revelado aos seus eleitos.

O conhecimento, de fato, das verdades de Deus não é recebido apenas pela assimilação comum dos diversos conhecimentos que nos estão disponíveis.

Acerca de qualquer coisa, qualquer pessoa pode obter seu conhecimento pela explicação feita por outra pessoa, como uma aula, ou pelo estudo, pela leitura, mas o conhecimento eficaz das coisas de Deus não pode ser obtido assim. Esse conhecimento é uma exceção à regra sobre tudo o que se pode conhecer.

Ainda que tenhamos ao nosso dispor fontes estabelecidas pelo próprio Deus para conhecê-lo - a Bíblia, a pregação da Palavra, muita literatura teológica, estudos e pregações de internet, o testemunho dos crentes e a própria criação - nem mesmo a soma de todos esses recursos pode fazer com que alguém realmente conheça a Deus e assimile as suas verdades se Ele mesmo não fizer uso desses instrumentos para revelar-se, para fazer a si mesmo conhecido ao receptor das verdades bíblicas rompendo as barreiras da cegueira espiritual, da cauterização da consciência e da dureza do coração pelo pecado que são males comuns em todas as pessoas - até que sejam transformados pelo poder do próprio Deus.

Existe uma barreira comum a todas as pessoas para conhecermos a Deus pelos instrumentos comuns: espiritualmente estamos mortos em nossos delitos e pecados e não podemos reagir a estímulos espirituais feitos uns pelos outros, e a isso inclui-se o conhecimento das coisas de Deus que é dado de pessoas para pessoas, a não ser que o próprio Deus aja revertendo a impossibilidade humana de receber o que dEle procede, operando o milagre da regeneração em quem estava morto para somente então poder reagir positivamente a Ele. O ato de Deus nos dar vida mediante a pregação do Evangelho (salvação) é que nos habilita a conhecê-lo verdadeiramente.

Então, o verdadeiro conhecimento de Deus não é obtido pelo mero exercício intelectual nem da nossa comunicação humana, mas é ato dEle mesmo fazer uso desses instrumentos para revelar a si mesmo no espírito da pessoa, quando essa pessoa compreende, assimila, quem é o Deus que se revela na pessoa do Senhor Jesus Cristo e esse entendimento só pode ser realizado por obra soberana e sobrenatural do Espírito Santo no coração e na consciência de nem todas as pessoas que ouvem a pregação do Evangelho.

Isso explica, por exemplo, por que há tantos estudiosos, eruditos até, que mesmo sendo estudiosos da Palavra de Deus e da fé cristã jamais foram verdadeiramente convertidos a Cristo e que por isso perseveram céticos acerca de doutrinas fundamentais da fé, como a doutrina da obra vicária de Cristo. Porque a verdadeira assimilação das verdades de Deus é parte da conversão, é obra de Deus, é milagre restrito aos seus eleitos.