06/12/2022

A humanidade jamais acabará com o seu mundo. Apenas Deus, o Criador, tem poder para fazer isso.

Grandes equívocos são formados pela falta da cosmovisão bíblica. 

Deus é o criador de todas as coisas, mas não somente isso, pois Ele é o sustentador de todas as coisas criadas e é o único atribuidor do verdadeiro propósito de todas elas, incluindo o fim de tudo o que Ele fez e faz.

Ou seja, os homens não têm poder para destruir a criação. Nós não destruíremos o "nosso" planeta nem com poluições, nem com superpopulação, nem com hipotéticas guerras nucleares. Nós podemos danificar partes, alterar cenários, extinguir espécies, matar milhões de pessoas, desmatar, mas não podemos acabar com o todo.

O pecado humano afetou, irremediavelmente, toda a criação, o nosso "mundo", e condenou tudo o que entendemos por universo ao fim iminente. Então é pertinente à nossa natureza caída fazermos mal inclusive ao nosso ambiente, ao nosso mundo. Mas o fim desse mundo será realizado por Deus apenas, no seu juízo, não pela humanidade simplesmente porque nós jamais teremos poder outorgado por Deus para isso.

Mas a nossa incapacidade de destruir completamente não nos exime das responsabilidades de cuidar, de administrar responsavelmente o mundo que Deus nos deu, pois somos seus mordomos, e notadamente maus mordomos.

Mas o fim iminente, realizado por Deus e a seu tempo, dará lugar a novos céus e a uma nova Terra. Uma nova realidade livre de todos os efeitos corruptores do pecado.

Então as narrativas eco-redentivas são, apenas, expressões novas do velho paganismo. São expressões de idolatria, são pecados porque tiram do homem a perspectiva verdadeira, induzindo-os a crerem em coisas que jamais deveriam crer, no lugar de terem fé no Deus criador que é auto-revelado na pessoa do Senhor Jesus Cristo.