01/01/2024

O Senhor da história e o caos aparente.


O Senhor da história e o caos aparente.

Sempre, em toda a história das civilizações, houve injustiças, houve tiranos, e oportunistas, e aproveitadores, e gente que perdeu tudo, que sofreu, que teve o seu sangue derramado e seus clamores sufocados. Sempre houve lágrimas nem sempre consoladas e sempre ouviram-se gargalhadas daqueles que lucram às custas do sofrimento alheio. Sempre teve quem se impusesse aos outros e na maioria das vezes esses outros foram reduzidos ao esquecimento. 

Não há justiça nem esperança neste mundo, pois a justiça dos homens é parte dos negócios que envolvem os interesses dos tiranos e se a realidade fosse circunscrita apenas ao que podemos experienciar e ver, seria então coerente concluir que não há propósito em coisa alguma que acontece debaixo do céu - e alguns se arriscam a dizer que esse despropósito inclui o que há acima desses céus conhecidos que são tingidos de azul nos dias ensolarados e que ficam salpicados de infinitas estrelas no escuro da noite. Mas aí nos deparamos com um paradoxo quando, então, a lógica do pessimismo se desfaz no confronto da constatação da beleza das coisas criadas. Como pode não haver propósito em tamanha beleza e ordem numa criação que proclama as glórias do seu Criador? 

De fato, a humanidade está imersa numa angustiante realidade em que parece não haver justiça, mas essa lógica superficial fica notadamente denunciada na sua falsidade quando consideramos a realidade superior que não pertence à decadência dos homens, pois, acima de todos nós existe o Criador que a tudo criou e que sustenta a tudo o que fez. E se o mundo dos homens nos parece ser marcado pelo caos nós só podemos concluir que o Criador que sustenta toda obra que fez deve ou deveria, também, interferir no mundo dos homens e é exatamente isso que ele já fez no milagre da encarnação do Cristo, o próprio Deus criador que se fez homem verdadeiro na vida e na obra do Senhor Jesus. E porque houve essa interferência do Criador na história nós podemos confiar na Justiça do Todo-Poderoso que será imposta às injustiças dos homens e das suas degenerações. 

A obra da redenção realizada por Cristo é para a salvação dos que crêem no seu Evangelho mas muito mais. É para impor a Justiça do Santo Criador sobre a sua criação que, por causa do poder corruptor do pecado, está por hora degenerada.

Portanto, nós não estamos à deriva nesse grande transcurso da história e se por hora nos parece que são as injustiças que têm prevalecido é porque nós ainda não sabemos de tudo e essa história ainda tem capítulos pela frente, a grande história ainda não terminou e antes que cesse ficará clara a prevalência da justiça contra todas as formas de injustiça na manifestação das glórias do Senhor da história.