10/11/2023

Oração

 

Oração

Orar a Deus por meio do Senhor Jesus Cristo é a ação e a conversa mais importante de todas. Ao orar nós estamos não diante dos poderosos do mundo, não diante de meros juízes, de presidentes ou de reis transitórios. Estamos diante de quem está acima de todos e que exerce o seu inesgotável poder sobre todas as coisas.

Recorrer à simplicidade da oração é entrar em audiência com o Todo-Poderoso, aquele que com o poder da sua palavra a tudo criou. É estar perante o Supremo Juiz, o definidor dos destinos, o Criador e Sustentador do Universo para ser por Ele, atenciosamente, ouvido. 

A oração feita por um crente em Jesus é um ato transcendente formidável. Nesse ato simples, um pecador que reconhece sua pequenez, onde quer que esteja, é recebido sob a Graça do Rei dos reis, o Senhor Jesus Cristo ressuscitado que está assentado à direita de Deus-Pai regendo o Universo e intercedendo pelo seu povo, e que acolhe a todos os que oram e os apresenta ao Deus-Pai (por isso oramos em seu nome, Jesus é o nosso Mediador e Intercessor) para que essas pequenas e finitas criaturas, nós, sejamos recebidos e tratados com uma dignidade grande demais e da qual nunca fomos dignos. Somos pecadores recebidos pelos méritos de Cristo em sua santidade, nunca somos aceitos pelos nossos próprios méritos. Então, pela oração nós somos ouvidos e tratados como se fôssemos as mais importantes das pessoas, porque estamos em santa audiência com Deus no Santíssimo lugar. 

Então preste atenção e tenha decência, pois ao orar você foi levado por Deus a um lugar superior e santo, à sua presença! Tamanha é a glória desse lugar que as colunas do templo celeste são estremecidas e os querubins se cobrem com suas asas em reverente temor por causa do peso da glória do Deus Santo que preenche o lugar. E você está lá, sendo graciosamente recebido e ouvido por Deus!

Por isso, mais importante do que falar com outras pessoas, mesmo que seja a mais importante das pessoas, mesmo a pessoa que mais amamos, mais importante do que tudo é orar ao Senhor. E mais importante do que meras palavras, na oração, nessa santa audiência, o mais importante é o teu coração quebrantado e sincero. Deus sabe muito bem quem você é e conhece tuas palavras muito antes de serem ditas. Ele quer você, tua vida. Toda busca verdadeira por Deus é um ato de amor que partiu do próprio Deus em agir para reconciliar pecadores, gente perdida, consigo.

E por que resistimos tanto a uma prática que é, ao mesmo tempo tão simples de ser feita, tão acessível e tão poderosa, importante e formidável? Porque ainda somos pecadores e o pecado nos cega e nos estupidifica na ideia de que nós bastamos a nós mesmos e podemos viver distantes de Deus, ignorando o nosso Criador. Que pecado! O orgulho é uma estupidez que precisa ser substituída pela humildade de reconhecer-se pó, um miserável pecador que tem diante de si a graciosa oportunidade de... Orar, de buscar ao Senhor enquanto se pode achar.

Ore! Faça isso confiando na Graça de Cristo, faça com fé, de todo o coração. Nenhum de nós é bom o suficiente para ir até Deus em oração, mas mesmo assim nós devemos fazer isso e o próprio Deus quer que o busquemos. Então faça! Ore!


"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar."

(Isaías, 55: 6, 7)


"E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

"Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

Portanto, orai vós deste modo: 

Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém."

(Mateus, 6: 5 - 13)


"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."

(Filipenses, 4: 6, 7)


"Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa..."

(Hebreus, 10: 19 - 23)


"Orai sem cessar."

(1 Tessalonicenses, 5: 17)