11/11/2023

A corrupção das instituições


Não seja ingênuo! 

Não pense que as instituições existem para promover o bem e a verdade. As instituições existem para controlar as pessoas e somente são adotados os bens e as verdades que possam ser usadas a favor dos seus mandatários. Vê um juiz da Suprema Corte cometendo corrupção? Ele só o faz porque está certo de que não está sujeito às Leis. É um maldito soberbo. 

Verdades comprometedoras para as fraternidades do erro, como são todas as associações do poder, sempre são omitidas ou negligenciadas, são ensejos para todo tipo de manipulações, de corrupções e de politicagens. Os tapetes dos poderosos sempre escondem ossos, e sangue e toda sorte de podridão. Porque se em alguma instituição forem adotados o bem e a verdade de fato, seus dirigentes seriam servos e não senhores, e seriam humildes e não orgulhosos, e seus cargos seriam constantemente vulneráveis e sujeitos às alternâncias, como todo sistema de poder saudável deve ser. A verdade e o bem seriam senhores, e não as ambições pessoais de auto-afirmação e glória de si mesmo. Numa instituição idônea a verdade e a justiça seriam soberanas, e não as presunções, nem os projetos pessoais de poder, nem as prevaricações, nem as megalomanias das pessoas.

Vê uma autoridade que se estabeleceu em sucessivos mandatos sem que haja alternância? Então você vê um corrupto e corruptor, porque se prestar atenção, no seu derredor está sendo praticado um jogo político, um comércio constante do toma-lá-dá-cá, um tráfico de influência com comércio de cargos, de privilégios e de gratificações. E não há instituição humana onde não hajam porcos agindo como senhores. E como são porcos, para se manterem em seus altos postos, eles reduzem o povo às condições que lhes permaneçam subservientes. E para isso, mantê-los na ignorância, no raquitismo, desarmados, sempre vulneráveis e na impossibilidade de progredir e de superar os limites impostos pelos porcos que estão no comando. Assim, é administrado ao povo, um ajuntamento de ovelhas que podem ser facilmente abatidas, apenas o pior dos alimentos, e da verdade, e de consciência. Povo fraco é a melhor coisa que os corruptos querem sob seus comandos. Pois eles não querem ser ameaçados, nem terem suas vergonhas expostas.

O critério maior nas fraternidades de poder não é a verdade, é manter as condições para que seus subalternos permaneçam sempre assim. O critério não é a verdade, é aquilo que é administrável, nem que para isso seja necessário manter os submissos sempre na fraqueza. É assim que o poder é administrado onde caciques políticos permanecem em seus cargos para sempre, mesmo que seus mandatos sejam marcados por corrupção e pela continuidade da miséria aos seus governados, pois quase sempre conseguem repassar suas heranças a filhos e netos em absurdas dinastias do poder. 

Somente a Igreja de Cristo, coisa rara, é que tem o ordenamento de Deus para ser a mais idônea das instituições. Nela pregamos que a autoridade maior é a do Senhor Jesus Cristo, o Deus-Homem que se fez nosso irmão para redimir seus eleitos. E que modelo de autoridade sublime Ele é! Não existe autoridade maior e que demonstre maior humildade do que as vistas no Cordeiro de Deus. Ele, o Senhor Soberano, é a encarnação da Verdade e o cumpridor da Justiça é o nosso modelo, e isso nos impele a imitar a mais suprema de todas as referências, pois devemos ser como Ele é. Deveria ser impossível a um cristão verdadeiro ser tão facilmente controlado por manipuladores, pois foi chamado para viver conforme as virtudes do próprio Deus encarnado. Na igreja a verdade e o bem devem ser plenos, a santidade e as glórias da eternidade com Deus são o nosso destino. Mas é uma pena que a igreja, enquanto instituição humana, esteja dividida em muitas placas impostas pela corrupção dos homens e como organização presente neste mundo ela padeça dos malditos vícios do pecado. 

Mas o Senhor julgará com severidade a todos e os presunçosos, e os corruptores da Igreja são os que sofrerão maior juízo.

A ordem dada à igreja pelo seu Redentor, Senhor e Rei é a da obediência fiel à Palavra de Deus.


Sobre o tema das instituições e das autoridades, veja também:

https://atitudeprotestante.blogspot.com/2023/09/a-soberania-de-deus-em-tempos-dificeis.html

https://atitudeprotestante.blogspot.com/2023/08/regra-de-ouro-para-submissao-as.html

https://atitudeprotestante.blogspot.com/2023/08/concilios-nao-sao-soberanos.html

https://atitudeprotestante.blogspot.com/2023/03/uma-questao-de-autoridade.html

https://atitudeprotestante.blogspot.com/2023/11/guerra-ideologica.html

______________________________

Qual é o principal segredo do sucesso?

(Regras do mundo)

Bajulação subserviente.

É estar "antenado" com os modismos, é dizer com as palavras-chave certas o que o dono da bola quer que seja dito. 

É oferecer o que as últimas tendências querem. 

É rezar a cartilha de Mamom. 

É manter sua consciência à venda - ou melhor, para alugar (isso porque modismos são cada vez menos duradouros e mais instantâneos). 

É aprender a mentir estrategicamente e incorporar o cinismo. 

É adotar discursos que celebrem a fluidez dos arco-íris das legendas que estão nas vitrines e que mudam todo dia, e mandar o bom senso às favas. 

É citar frases dos autores que figuram os best-sellers do NY Times como se fossem cânones bíblicos. 

É adotar as listas dos 10+ das revistas de business como objetivos de vida. 

É adular as pessoas massificadas para usá-las, teu público consumidor, o gado para o abate. 

É bajular quem está alguns passos na tua frente na escalada da pirâmide social enquanto tenta usá-lo como escada de forma muito mal disfarçada. 

É tentar eliminar os concorrentes que estão mais ou menos no mesmo patamar que você. 

É surfar nos anseios do mundo sem se opor a eles. 

É fazer de conta que tem alguma consciência ou princípio enquanto os rifa para pavimentar o seu sucesso a qualquer custo.