18/07/2023

O Salmo 58, o desgoverno dos corruptos e as deturpações da Justiça pelos juízes ímpios

 


Lesmas!

É impossível não ver paralelos nas descrições do texto sagrado com a realidade dos poderes do Brasil, com o cinismo das nossas autoridades e com a corrupção da justiça imposta pela alta corte do nosso judiciário.

Que bálsamo ver as aspirações do salmista, autor inspirado por Deus num Salmo que, como em todos os Salmos, devem nos direcionar em nossas aspirações e nas nossas devoções a Deus, incluindo os modos certos de se orar. 

Nos Salmos entendemos a piedade praticada e ensinada pelo Senhor Jesus Cristo. E no Salmo 58 nós vemos o desejo do autor inspirado por Deus de ver essa corja que é comparada às víboras, de terem os seus dentes arrebentados por Deus; o desejo de vê-los sendo desfeitos como lesmas e de serem como abortos que não vêem o sol - palavreado fortíssimo, mas bíblico, santo e alinhado com as justas aspirações que procedem de Deus!

E este Salmo termina com o desejo da vingança (justiça) operada não pelas mãos dos homens justos, mas sim pelas poderosíssimas mãos de Deus - o que é muito pior e mais severo para quem a sofrer. E ver esse ato de Deus de aniquilar os subvertedores da justiça, derramando sob os pés do justo (vemos, aqui, uma indicação "do justo" como uma inferência ao Messias no fato de que o Senhor Jesus triunfou sobre os seus inimigos e esmagou a cabeça da serpente sob seus pés) o sangue desses ímpios é motivo de louvor a Deus numa aspiração dos santos pela vingança do Senhor que também é descrita no contexto do Novo Testamento (Apocalipse 6: 10) - ou seja, essa aspiração por justiça deve ser expressão da verdadeira piedade cristã tanto quanto as vemos em textos do Antigo Testamento (como nos chamados Salmos imprecatórios, por exemplo), isso porque a verdadeira piedade não nivela o bem e o mal, distingue a verdade da mentira e a justiça da injustiça e se empenha pela prevalência do bem sobre o mal operado pelos homens cínicos.

Nisso aprendemos que passividade subserviente é falsa piedade, pois a verdadeira piedade anseia por justiça e, por consequência, anseia pela descontinuidade (ou destruição) dos obreiros das perversidades - a não ser que essa gente se arrependa dos seus pecados e se converta ao Evangelho do Senhor Jesus Cristo, que é a única salvação possível aos pecadores por meio da fé.

Salmo 58

Falais verdadeiramente justiça, ó juízes? Julgais com retidão os filhos dos homens?

Longe disso; antes, no íntimo engendrais iniquidades e distribuís na terra a violência de vossas mãos.

Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras.

Têm peçonha semelhante à peçonha da serpente; são como a víbora surda, que tapa os ouvidos,

para não ouvir a voz dos encantadores, do mais fascinante em encantamentos.

Ó Deus, quebra-lhes os dentes na boca; arranca, Senhor , os queixais aos leõezinhos.

Desapareçam como águas que se escoam; ao dispararem flechas, fiquem elas embotadas.

Sejam como a lesma, que passa diluindo-se; como o aborto de mulher, não vejam nunca o sol.

Como espinheiros, antes que vossas panelas sintam deles o calor, tanto os verdes como os que estão em brasa serão arrebatados como por um redemoinho.

Alegrar-se-á o justo quando vir a vingança; banhará os pés no sangue do ímpio.

Então, se dirá: Na verdade, há recompensa para o justo; há um Deus, com efeito, que julga na terra.


Minha oração recorrente:

Que o Senhor tenha misericórdia do povo e dos perversos que estão nos poderes e os converta, arrependidos, ao Evangelho.

Que o Senhor nos abençoe com líderes que tenham temor a Deus, homens capacitados e justos.

Mas se o Senhor não os quiser converter, que despedace aos perversos que transtornam e corrompem a justiça, o bem e a verdade que estão nos cargos de poder. Sejam eles como víboras que tiveram seus dentes quebrados pelas mãos fortes do Todo-Poderoso, como lesmas que derretem e como abortos que não verão a luz do sol a fim de que sejam abertos os caminhos para que homens justos e tementes ao Senhor sejam erguidos aos poderes.

Mas se o Senhor quiser que os perversos sejam mantidos nos cargos dos poderes sem que sejam convertidos, que o Senhor ajude à sua Igreja que é composta pelos verdadeiros crentes, seus eleitos, ainda que sejam poucos, a perseverarem fiéis mesmo diante de severas tribulações num mundo em que os ímpios prosperam em seus cinismos e iniquidades até que o Senhor os confronte e puna severamente no Dia do Juízo.