30/08/2023

Lições de João 17 X a busca por uma igreja relevante.

 


Lições de João 17 

X a busca por uma igreja relevante.

Tem sido muito comum abordagens sobre "uma igreja para o mundo", no sentido de se buscar maior "relevância" (para o mundo) e atender a certas demandas dos descrentes para que eles se sintam atraídos para a igreja e para o Senhor. Isso é uma busca por se ser "igreja vitrine de shopping center".

Contudo, a prioridade da igreja é ser "uma igreja para Deus". Acima de tudo é para a obediência ao Senhor que os crentes devem atentar, e as demais coisas serão acrescentadas. Isso é ser igreja em essência.

Na oração que o Senhor Jesus fez, registrada no capítulo 17 do Evangelho de João, está claro que o ministério da igreja no mundo é derivado da fraternidade entre os cristãos que é fundamentada no próprio Senhor Jesus. O mundo então vê, como testemunha, o modo como os cristãos são unidos numa mesma fé no Senhor e então crêem que o Senhor Jesus foi enviado pelo Pai, e assim foram convencidos pela singularidade da igreja e pelo seu caráter cristão, obviamente um contraste com os modos como se vive no mundo. Ou seja, a ortodoxia (zelo doutrinário) e a ortopraxia (zelo no modo como se praticam as doutrinas) da igreja são os mais eficazes modos de se comunicar o Evangelho ao mundo. Ela não tem que se "mundanizar" para falar com o mundo, a igreja tem é que se santificar porque é somente na fidelidade ao Senhor que ela atrai a muitos pela luz imponente e gloriosa do Senhor que sobre a igreja brilha.

Link para acessar João 17:

https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/17