24/07/2023

Local sagrado

 


A ideia de um lugar sagrado físico, geográfico para peregrinações religiosas é totalmente estranha ao cristianismo autêntico e original. 

Tradições posteriores incrementaram diversas ideias à religião a ponto de a desfigurarem nas invenções de muitas formas diferentes de cristianismos, resultando em diversas vertentes que por vezes se resumem a expressões culturais da religião cristã, em simulacros, em sincretismos religiosos que absorveram práticas de outras crenças, de idolatrias e paganismos, acarretando em distorções em vários níveis e de falsificações da verdadeira fé no Senhor.

Na fé cristã, bíblica, nem mesmo a figura do templo, como lugar, existe mais, uma vez que esse local caducou (e já foi destruído) quando os serviços ali prestados cumpriram suas funções na ocasião em que o Senhor Jesus foi sacrificado na cruz, um acontecimento único e definitivo para o qual todo o cerimonial do Antigo Testamento apontava.

Templo é o local da habitação de Deus neste mundo, e desde que o Senhor Jesus Cristo realizou a sua obra redentora esse local é o povo de Deus que foi comprado e remido pelo Senhor. É na igreja que se reúne em qualquer lugar, e não em locais tidos como sagrados, que Deus se faz presente, porque os crentes é que são, e somente eles, o templo do Espírito Santo de Deus. 

E isso nos dá os privilégios de poder desfrutar da presença do Senhor em qualquer lugar, de orar a Deus e de ser por ele ouvido em qualquer lugar e em qualquer hora, de poder se reunir com outros crentes para a adoração comunitária, congregacional, em qualquer lugar e de comunicar a Graça de Deus às pessoas em qualquer hora e em qualquer lugar - porque como resultado da obra de Cristo, todo verdadeiro crente é sacerdote, é ministro da sua Graça e é embaixador do seu Reino.

"Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar (disse a mulher samaritana).

Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai;

Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

Deus é Espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade."

(João 4:20-24)


"Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Porque fostes comprados por alto preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo."

(1 Coríntios, 6: 19, 20)


"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."

(1 Pedro, 2: 9)

_________________________________________

Desde que o Messias, o Senhor Jesus, veio ao mundo, não existe mais um templo, nem nenhum local fisico sagrado, uma construção especial onde Deus se manifeste ou que seja o lugar que sirva como elo, como conexão entre este mundo e a manifestação divina. Nem Israel, nem Jerusalém, nem Roma, nem Meca, nem Santiago de Compostela, nem Lourdes, nem Aparecida do Norte, nem Juazeiro do Norte, nem Asbury servem como local mais espiritual, mais abençoado nem mais sagrado do que qualquer ajuntamento de crentes cristãos que se unem em qualquer lugar deste mundo, em QUALQUER LUGAR, para buscar ao Senhor em oração, leitura e ensino da Bíblia e louvor em adoração a Deus - pois o Senhor Jesus sempre se faz verdadeiramente presente no meio do seu povo congregado, mesmo sendo 2 ou 3 pessoas, mesmo em meio a poucas pessoas - pois todo ajuntamento de crentes constitui-se templo do Espírito Santo, e isso é igreja, uma construção feita de pessoas, não de tijolos.

E nenhum lugar é mais santo do que um coração contrito que busca a Deus em oração, pois Ele atende a todos os súplices, sendo encontrado por todos os que o buscam verdadeiramente, mesmo em orações feitas em secreto na solidão do teu quarto.

Quando o Senhor Jesus veio ao mundo Ele cumpriu todas as exigências cultuais do Templo de Jerusalém, sede do culto do Antigo Testamento que prefigurava em todos os seus ritos a obra completa e perfeita realizada pelo Senhor Jesus na cruz. Ele foi o verdadeiro e definitivo holocausto, Ele foi também o verdadeiro e definitivo sacerdote. Ele é o nosso caminho a Deus, é o único Mediador entre os homens e Deus, é a porta de entrada, agora sem véu, para a verdadeira comunhão com Deus no Santíssimo lugar - acessado a partir de qualquer lugar onde um adorador se rende e busca ao seu Senhor e Deus.