Infelizmente, o pastor Augustus Nicodemus Lopes errou gravemente nessa pregação que se tornou viral.
Em primeiro lugar eu quero ressaltar que o irmão Nicodemus tem sido um instrumento muito usado por Deus para a pregação e o ensino da sua Palavra. Eu mesmo, pessoalmente, devo muito ao irmão e sou grato a Deus por suas misericórdias em me fazer aprender da sua Palavra inclusive através do trabalho feito por este irmão. Contudo, apesar da gratidão e do reconhecimento da sua importância, não posso corroborar quando ocorre um grave desvio como o visto neste vídeo. Apoiar o irmão no bem que ele fez não pode incluir o apoio quando ele faz mal.
Não, os reformados NÃO DEVEM se desculpar por seu zelo doutrinário, ainda que a nossa pregação desagrade a muitos. Se existe quem erre na medida do seu trabalho como pregador, mestre ou apologeta, a correção deve ser feita pontualmente e na medida certa. Mas, independente do modo como alguém faça o seu trabalho, a verdade de Deus não deve, jamais, ser distorcida e suavizada para agradar aos ouvidos e exigências dos ouvintes, como infelizmente muitos pregadores decadentes têm feito.
Fidelidade ao Senhor e zelo com o que a sua Palavra ensina e requer de nós são expressões de verdadeira piedade e de compaixão. Profetas e pregadores sempre são indigestos para a sociedade decadente que repele a santidade de Deus e as suas exigências. Arrependimento e ortodoxia não são opcionais. Se, a pretexto de compaixão, alguém tiver que ignorar ou torcer o que o Deus Santo requer de nós, essa suposta compaixão será apenas obra da carne, uma expressão de pecado, uma perversão, e muitas vezes nós estaremos em desafios de escolher agradar a Deus ou aos homens - e aqui, Nicodemus fez opção pelas relativizações do pecado e da verdade a pretexto de compaixão, levantando grave calúnia ao chamar os reformados zelosos, de forma generalizada e maldosa, de "cães farejadores".
Esse tipo de pregação infeliz feita pelo reverendo Augustus é o tipo típico de desserviço que Satanás, o pai da mentira e principal pervertedor da Palavra de Deus, aplaude - "não é assim..." que a velha serpente iniciou seu argumento, relativizando a Palavra de Deus, para seduzir Eva a comer do fruto proibido. Nesse tipo de discurso mentiroso o mal não é tão mau e a verdade não é tão importante, e Deus pode ser manipulado por interpretações como querem as freguesias.
Nicodemus, homem falível e errante como qualquer um de nós, é quem deve se arrepender por pregar tamanha tolice e ele não pode falar em nome de "todos os reformados" para pedir "perdão" como ousou fazer, mentindo, nessa fala irresponsável e repreensível.
Veja também:
- O problema da validação - https://atitudeprotestante.blogspot.com/2024/11/o-problema-da-validacao.html
- Nas coisas essenciais unidade - https://atitudeprotestante.blogspot.com/2023/12/nas-coisas-essenciais-unidade-nas-nao.html