25/04/2024

Culto de adoração a Deus - é principalmente para isso que fomos criados.



Culto de adoração a Deus - é principalmente para isso que fomos criados.

O culto verdadeiramente cristão, feito em adoração a Deus, reflete as glórias e a grandiosidade do Todo-Poderoso a quem o povo congregado está exposto sem o antigo véu de separação. 

Nada que façamos tem poder de fazer o que somente os atos do Senhor Jesus Cristo faz. Esqueçam o show dos homens, abandonem toda pirotecnia e as falsidades técnicas que impressionam nossa carne, mas não impressionam a Deus. Na prática, os esforços da carne estragam e comprometem o culto a Deus. Nas Escrituras Deus jamais aceita um culto adulterado, profanado pelas invenções e pelas supostas "boas-vontades" dos homens. Ou o culto é obediente e servil aos preceitos de Deus ou não é aceitável, não importando os inúteis esforços e malabarismos que as pessoas façam.

É o precioso sangue de Cristo que nos cobre e purifica para estarmos na presença real do Deus Santíssimo dentro do Santo dos Santos. Não há nada mais sublime do que isso. Nada pode ser mais eficiente e poderoso do que isso. Nada pode substituir isso. 

Nesse lugar, envolvidos por tão poderosa presença, sobra a nós nos curvarmos em santo e reverente temor, porque, paradoxalmente, estamos elevados às grandiosidades que antes nos eram inacessíveis. Somos como mendigos criminosos e blasfemos que são recebidos à mesa do mais poderoso de todos os reis e somos adotados como seus filhos, dignificados como príncipes, apesar de ser quem somos. E esse ato gracioso do Rei em nosso favor nos transforma gradualmente nessa nova identidade superior. Na presença do Deus Santo, a santidade de Deus nos fulminaria como fogo consumidor, pois santidade e pecado são opostos irreconciliáveis. Nosso único mérito é o de sermos pecadores, esse é o único poder que temos, o de sermos condenados com justiça ao inferno. Mas os méritos do Senhor Jesus Cristo nos cobrem, se impõem sobre nós, os que cremos no Evangelho. A obediência perfeita do Senhor Jesus à Lei de Deus e o derramamento do seu sangue na cruz com a sua morte em holocausto em nosso favor nos cobrem e nos faz verdadeiramente e plenamente aceitáveis diante da Santidade do Deus Todo-poderoso. Cristo morreu pelos nossos pecados e pagou por cada um deles diante da justiça que a Lei de Deus exige. É Cristo quem nos purifica, nos santifica e nos faz aceitáveis perante o Deus que é Santíssimo.

E então reagimos em contrição, em reconhecimento de que somos pecadores e também louvamos e proclamamos a beleza da Santidade que contemplamos. Sim, no culto cristão é Deus que deve ser contemplado! A comunhão entre nós e Deus realizada por Cristo e aplicada em nós pelo Espírito Santo é real, nós estamos num ajuntamento solene e santo que é muito maior do que a reunião entre pessoas, mas sim a reunião do povo de Deus com o próprio Deus Triúno, pois o Deus-Pai recebe a nossa adoração por meio da obra do Deus-Filho, adoração que fazemos na força do Deus-Espírito Santo, num ato sublime em que os próprios anjos se prostram! O culto de adoração a Deus é feito quando pecadores cobertos pelo sangue de Cristo adentram a Santidade de Deus para exaltá-lo, e nada pode ser mais sublime, elevado e digno do que isso. É um envolvimento de amor do Deus Santo que santifica pecadores para tê-los em sua poderosíssima presença e exercer sobre eles o seu Santo poder. No culto ao Senhor os céus dos céus descem sobre a igreja congregada e nós somos elevados à majestade divina e através das igrejas toda a Terra se enche da glória de Deus.

No culto verdadeiro nós nos maravilhados com o que contemplamos, cantamos e proclamamos as glórias do Deus que se revela por meio das Escrituras. São sobre os seus atributos, não sobre os nossos desejos ou qualidades que cantamos. É a santidade do Senhor e não nossas queixas e limitações que declaramos. Nossa humanidade está rendida e é acolhida pelo Deus cuja glória preenche todo o templo. E suas colunas tremem e o chão se abala com o peso de Glória que nos abate e exalta. 

E então Deus fala quando as Escrituras são lindas e fielmente pregadas. E isso com santa simplicidade! Porque toda contemplação e todo conhecimento que se pode ter acerca de Deus vem da sua Palavra e o Deus-conosco é um Pastor humilde de coração em quem só existe verdade.

Olhamos para Jesus, o autor e consumador da fé, reconhecendo-o nas Escrituras, tanto no Antigo como no Novo Testamentos. Nelas vemos os seus atos e nos alegramos com sua glória. E quando vemos ao Filho nós também vemos ao Pai. E nisso o Deus Eterno é glorificado nas nossas tão efêmeras vidas que são alçadas à eternidade.

A fé cristã é simples. O culto verdadeiro a Deus é simples, e é santíssimo, perfeito, eficaz. Por que tantos o complicam? Por que o maculam e estragam com invenções tolas, tanta parafernália, um espetáculo da carne? Por que o tornam inaceitável a Deus e ineficaz em seus efeitos com profanações mundanas? Muitos dirigentes de culto estragam tudo ao serem tomados por presunção e por orgulho e querem "ajudar" ao Deus Todo-Poderoso e todo sábio com suas contribuições e invencionices? Você não tem que "contagiar a galera" - Que audácia! Não faça as coisas do teu jeito. Nadabe e Abiú foram exterminados por Deus por motivos semelhantes, pois trouxeram fogo estranho ao altar. Vocês impressionam pessoas volúveis e sugestionáveis, não a Deus. NEle vocês causam ânsias de vômito, causam nojo! Seus shows o ofendem. Por que adulteram a pregação bíblica por técnicas empresariais, por psicologia e por marketing? Assim vocês profanam o culto ao Senhor, o inutilizam e o estragam!  Não existe culto a Deus quando se serve à carne. Apenas leiam as Escrituras, debrucem-se humildemente sobre elas, seu autor e mestre é o Espírito Santo, aquele que nos ilumina e que tem muito mais interesse do que nós possamos ter em que façamos a coisa certa ao oferecer a Deus um culto fiel e a Ele agradável. Obedeçam-no! Sigamos os parâmetros bíblicos, somente! Por que tentar mudar os fundamentos pétreos dos Apóstolos? Pensam que Deus se submeterá às prevaricações de homens infiéis? Por que transformar o culto a Deus num show dos homens decadentes? Pensam que Deus é um romântico sentimental que pode ser seduzido pelos corações humanos que supostamente se derramam em cultos emocionais ao som de música e clichês de sentimentos passageiros? Isso é ridículo, é um patético atentado contra as glórias do Senhor e Ele não as divide com ninguém. Não é a homens que devemos contemplar assim como não há nada a ser contemplado em nenhum de nós, mas sim ao Senhor Jesus somente, o único que é digno de receber honra, louvor, glória e adoração, o único que deve ser contemplado, apreciado, então não se esforce para aparecer onde é necessário que o Senhor apareça e nós todos diminuamos. Não adorar a Deus corretamente, sendo esse o propósito principal da nossa existência, é incorrer no grave pecado de idolatria. Então a adoração fiel a Deus é sempre uma ordem viável e praticável e nada justifica a sua omissão, rebelião ou perversão.

Arrependam-se!

Eliminem o show dos cultos ao Senhor. Muito do que chamam de culto não passa de profanação, de ofensa, de desperdício. Como adorar a Deus num ajuntamento supostamente cristão onde as pessoas estão sendo estimuladas a pensar no "eu" e em buscar o seu próprio bem e os seus próprios interesses? Isso é apenas um culto antropocêntrico e hedonista disfarçado de culto ao Senhor. Cultuam a si mesmos e o fazem em nome de Jesus? Que disparate! Seus cânticos e suas pregações são para que se sintam bem e Deus é tratado por essa gente como uma espécie de mordomo e de vassalo dos interesses dos homens. E isso não existe! Seria ótimo se retirassem também os palcos e as patéticas projeções das pessoas dos cultos, porque se comparados às glórias do Deus que se revela e que requer adoração, toda glória e estrelismo das pessoas é esterco e lixo. Parem com as invencionices sem base bíblica que cabem em shows, em teatros, em espetáculos, todas expressões da carne, mas não cabem no culto a Deus! Essa parafernália é eficaz para produzir emoções, uma obra da carne que comumente e deliberadamente é confundida com o "mover de Deus", com as ações do Espírito Santo. É o erro idólatra de se produzir e de se criar uma dependência de "sentir a presença de Deus" nos ajuntamentos cristãos como se nós pudéssemos validar a presença de Deus através dos nossos sentidos enquanto absolutamente nada nas Escrituras ensina nem promete que os crentes "sentiriam a presença de Deus nos cultos" porque a nossa relação com Ele é por meio da fé e não pelos nossos sentidos. E isso é muito grave! A persistência nessas artificialidades pragmáticas e carnais estão próximas do limiar do pecado imperdoável de blasfêmia contra o Espírito Santo, ao se atribuir a Ele obras e ações que não são dEle. As pessoas produzem emoções umas nas outras através de artifícios e atribuem a Deus esses resultados que as entorpecem. O mal disso é um tipo de idolatria, a crença num ideal divino que foi inventado por homens, um pecado persistente e que é praticado de múltiplas formas. Isso é um mal semelhante ao falso-profetismo, quando se atribui a Deus falas que Ele não disse e não ordenou, mas nesse caso, atribui-se a Deus experiências sentimentais extravagantes que são apenas obras da carne, não ações de Deus. Parem com essas corrupções do culto! Preguem somente a simplicidade das Escrituras e adotem modelos de louvores verdadeiramente congregacionais, pois é a igreja reunida que está em adoração e é o povo de Deus que deve louvá-lo com cânticos que proclamam e enaltecem a obra do Cordeiro e os atributos de Deus. A glória no culto é a do Deus que se revela, não das artificialidades humanas. Séries de mensagens antropocêntricas? Arrependa-se dessa porcariada bajuladora! Toda Escritura é sobre Cristo, é sobre a sua obra e sobre a sua glória que devemos falar.

Cada culto ao Senhor deve ser um ajuntamento sublime e santo, e se não o for será um desperdício, um atentado contra a Glória e a Graça do Senhor, e isso será um grande pecado.