Imperfeição e devoção
Não está em nós nenhuma capacidade de cumprir com qualquer ação verdadeiramente cristã em sua plenitude, ainda que toda ação ou virtude cristã sejam óbvias para qualquer pessoa.
Não somos capazes de amar, nem a Deus, nem ao próximo como a Bíblia requer;
Não somos capazes de perdoar como Deus exige;
Não somos capazes de ter fé inabalável, nem de sustentar nossas esperanças em todo o tempo, nem de orar a Deus como deveríamos, nem de adorá-lo adequadamente;
Não conseguimos sustentar o nosso testemunho cristão em todo o tempo, nem somos misericordiosos sempre, não somos inteiramente piedosos, nem fiéis e por vezes nem verdadeiros.
Ainda somos fracos, miseráveis e imperfeitos. Somos pecadores em santificação. Nós, que cremos, fomos agraciados pelo poder salvador do Evangelho, mas ainda estamos em luta com nossas imperfeições numa caminhada repleta de altos e baixos para as glórias do porvir.
Jesus é a nossa força e é o poder também em toda a nossa devoção.
E nessa caminhada o Senhor Jesus é tanto o nosso Salvador como o nosso Sustentador e Guia. Ele é a perfeição que cobre nossas imperfeições.
Jesus é nossa justiça, nele estão as virtudes que não temos plenamente. NEle está o perdão pleno que nos é impossível. Ele é a segurança da fé, a rocha eterna onde temos alicerce. Quando nossos corações e consciências falham, Ele permanece. Ele é a certeza quando as esperanças estão por um fio. Ele é o nosso intercessor persistente mesmo quando nossas orações estão cessando. Ele nos assiste perante Deus Pai e o serve perfeitamente, de forma plena e suficiente e nos cobre em todas as todas as nossas imperfeições. Suas virtudes preenchem as falhas constantes das nossas pretensas virtudes, nossas imperfeições são cobertas pelas perfeições do Senhor.
Nele nosso fraco perdão aos outros torna-se perdão verdadeiro. Nele nossas devoções sempre maculadas pelas nossas imperfeições são corrigidas, aperfeiçoadas e potencializadas. Nossos pequenos atos, sempre falhos, alcançam a plenitude. Nosso apático amor por Deus e pelas pessoas torna-se real. Nossa fé relutante é inabalável. Nossa esperança é firme.
Mas nada disso nos é intrínseco. As misérias do nosso pecado maculam qualquer virtude. Mas em Cristo todas tornam-se eficazes, apesar de nós, porque Ele se impõe e prevalece sobre nós. Ele age em nós e através de nós.
E assim, apesar de ainda sermos pecadores e de termos nossas misérias expostas, o Senhor Jesus é visto e atua eficazmente nos seus servos.
"Cristo é tudo, e em todos."
(Colossenses 3: 11)
"Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente."
(Romanos 11: 36)
Pecadores falando de coisas santas https://atitudeprotestante.blogspot.com/2023/04/pecadores-falando-de-coisas-santas.html