07/08/2023

O Evangelho


Deus se faz conhecer através da mensagem proclamada da vida e da obra do Senhor Jesus Cristo.

O Evangelho não é apenas racional. Ele é um conhecimento racional e comunicável racionalmente (doutrina) mas é, também, místico, pois os seus efeitos não estão limitados ao intelecto de quem o comunica ou recebe.

"O Evangelho é o poder de Deus para a salvação do que crê" - Romanos 1: 16.

E como se manifesta esse poder?

De duas formas, 1) na história e 2) nos seus efeitos.

A manifestação histórica é o Evangelho quando ocorreu, e por Evangelho entende-se o fato mais importante em toda a história: a vinda do Messias, a encarnação do Filho de Deus, um ato sublime e milagroso, pois o Senhor, mesmo sendo Deus, o Criador revestido de glória e de majestade, esvaziou-se de si mesmo e fez de si um verdadeiro homem, tendo nascido de uma jovem virgem para ensinar às pessoas as verdades sobre Deus e sobre elas mesmas, e para resolver um problema que nós não podíamos resolver, o mal do pecado que a todos aprisiona com suas sentenças de morte, tendo o Senhor Jesus servido como o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, dos seus eleitos, ao oferecer-se em sacrifício de si mesmo no holocausto da cruz para pagar com os seus sofrimentos e com a sua morte pelos nossos pecados numa morte substitutiva, quando tomou sobre si as culpas dos nossos pecados e nos atribuiu a sua perfeita justiça. Por isso somos perdoados por Deus, justificados pela fé e regenerados para uma vida santificada e eterna com o Senhor. E, depois de ter morrido, o Senhor Jesus, o Santo de Deus, ressuscitou dos mortos vencendo a morte, e o pecado, e o inferno e reassumiu a Majestade ao lado do Pai de onde reina sobre todas as coisas e intercede pelos seus. E essa ressurreição para as glórias de uma vida eterna com o Senhor também acontecerá com os verdadeiros crentes, enquanto que os incrédulos, os que têm o Evangelho como loucura indigna de fé, esses receberão as justas condenações por perseverarem nos seus pecados - muito embora a pregação do Evangelho persistentemente os conclame ao arrependimento de pecados e à fé, sendo oferecidas a todos as misericórdias de Deus e a Graça da sua salvação.

Deus manifesta o seu poder pela sua palavra. Ele deu ordens e todas as coisas vieram a existir simplesmente porque Ele assim o disse. Deus é o criador e sustentador de todas as coisas através do poder da sua palavra. Ele nos deu a sua Lei e nos guia pela instrução da sua palavra. E foi pela palavra que a salvação foi anunciada na promessa do Messias. E então a Palavra se cumpriu, o Senhor Jesus Cristo já veio, a palavra de Deus, o Verbo, encarnou-se. O Evangelho é, então, a mesma palavra que tem em si o poder de criar todas as coisas existentes, mas essa palavra com todo o seu poder é a pessoa do Senhor Jesus que esteve entre nós. NEle vemos e conhecemos a Deus, nEle somos alcançados pelo seu poder de nos refazer em novas criaturas para o seu louvor. 

Este é o poder do Evangelho na sua manifestação histórica, pois nada pode ser mais sublime e poderoso do que a encarnação do próprio Deus Todo-Poderoso, na pessoa do Senhor Jesus Cristo, o Criador dos céus e da Terra, para agir na história e salvar pecadores. O ato mais poderoso de Deus em toda a história foi a vida e a obra do Senhor Jesus neste mundo.

E a segunda manifestação do poder do Evangelho é na sua proclamação. A mensagem do Evangelho tem em si mesma o poder sobrenatural de Deus. Não se trata de mero conhecimento comunicado numa atividade apenas racional. Ninguém é iluminado pela luz apenas com as descrições do que é uma luz. Ninguém mata a sua sede com descrições da água. Ninguém tem a fome saciada com explicações sobre a comida. Alguém só é iluminado quando é exposto ao poder da luz, alguém só tem sua sede ou fome saciados quando bebe ou come. Assim é o poder do Evangelho pregado: nós anunciamos a boa-nova de que Cristo veio e o que Ele fez, mas essa mensagem é carregada do poder de Deus de outorgar mesmo ao pior dos ouvintes, ao pior dos pecadores, os efeitos da obra do Senhor. Acatar como verdade uma história tão incomum e crer de todo o coração em alguém que esteve neste mundo há 2 mil anos, e por causa dessas verdades ter o seu interior e consciência mudados, resultando numa nova disposição de vida em devoção obediente ao Senhor - eis o poder do Evangelho se manifestando em seus efeitos naquele que crê! E tais efeitos não são apenas um resultado do intelecto, mas é místico, um poder sobrenatural e transcendente do próprio Deus comunicando Graça, concedendo fé, perdoando pecados, santificando e salvando a quem Ele ama, um amor sublime evidenciado na eficácia do Evangelho em redimir pecadores para fazer deles filhos do próprio Deus através dos atos do Senhor Jesus Cristo.


Evangelização: