Ajuntamento de pessoas de consciência fraca e que dependem do senso de pertencimento a algum tipo de manada para ter algum tipo de identidade por meio da concordância nas mesmas opiniões, da devoção à mesma ideologia política, ou de possuir a carteirinha de sócio numa mesma associação, ou de uma torcida organizada, ou qualquer outra forma de classificar gente pela fraternidade nas mesmas ideias e loucuras onde possam servir de papagaio das palavras de ordem que os lobotomizam e fazem côro a qualquer mantra, cartilha ou idiotice que sirva de pretexto para transformar covardes individuais (que muitas vezes se escondem sob perfis e identidades falsas) em valentões inflamados pelo senso de manada que vomita disposição para ameaças e linchamentos, agindo de forma hostil contra quem não reza a cartilha da sua turba e a quem, regularmente, desumanizam e desejam "extirpar" do seu caminho, eliminar da sociedade ou da existência - exatamente como fizeram os nazistas e seus irmãos gêmeos comunistas - que, apesar das semelhanças em seus ódios, loucuras, desumanizações dos outros e reincidentes genocídios, eles estranhamente se odeiam.
_______________________________
P.S. - diferentemente das associações em manadas, a Igreja (a fé fiel, não as falsas) não se encaixa nessa categorização que fiz dos ajuntamentos ideológicos, as turbas em potencial.
E por quê?
Porque ideologias são frutos de ideias e desejos humanos a partir de perspectivas seculares que unem seus subscreventes em militâncias combativas, pecaminosas e sempre utópicas porque pretendem implementar seu sistema imaginado e utópico no tempo presente, mesmo que seja por meio do uso da força e de intolerâncias. Ideologias têm viés político.
Diferente disso, os crentes unem-se na fraternidade cristã para a partilha e os serviços da fé comum sob o senhorio de Jesus Cristo a serviço de um Reino que não é deste mundo, e anunciam a redenção ofertada às pessoas do tempo presente pela pregação do Evangelho. A fé cristã ilumina os entendimentos e as ações dos homens, incluindo as suas políticas, mas não é política nem ideológica pois a sua fonte e destino são o próprio Deus.