Cartoon que desenhei do Lutero afixando suas 95 teses para o desespero do Papa.
Lutero não criou uma nova religião cristã nem inventou um novo tipo de cristianismo. E também não foi o único a se posicionar contra os desvios da instituição predominante.
A Igreja Católica Romana é uma grande organização apóstata que ao longo dos séculos se perverteu em suas ambições por poder e riqueza e corrompeu o ensino da fé dando lugar a manipulações, crendices, superstições, dogmas e idolatrias que distanciaram multidões de devotos da fé verdadeira e bíblica no Senhor Jesus. E esses desvios, corrupções e abusos foram contestados por muitos cristãos ao longo dos séculos, mesmo muito antes de Lutero, e muitos deles foram martirizados por isso, até que em 1517 o monge Martinho Lutero teve bom êxito em suas contestações, abrindo, assim, caminho para a Reforma Protestante, nome dado para uma série de movimentos distintos de reforma do cristianismo empreendidos por diversos cristãos por quase toda a Europa do século XVI, e dos quais as igrejas protestantes descendem.
Nem Lutero, nem nenhum reformador fiel aos ensinos do Senhor Jesus, quiseram "fundar" uma nova igreja, mas sim, como o próprio nome atribuído ao movimento diz, pretendia-se "reformar" a igreja conforme os moldes apostólicos do seu único e verdadeiro fundador, Rei e Senhor - o Senhor Jesus Cristo - tirando a igreja dos domínios de pervertedores da fé.
Nós reformados cremos, portanto, que apesar de existirem muitas denominações dentro do cristianismo, existe UMA única igreja que é a composta pelos fiéis que foram REMIDOS por Cristo, os crentes verdadeiros que Ele salvou, sendo Ele o fundador da igreja como congregação dos salvos, o seu único Rei, Senhor e Cabeça. Jesus é o único e suficiente Mediador entre Deus e os homens e toda usurpação do seu senhorio é blasfema e toda corrupção da sua Palavra, pela qual Ele exerce o seu senhorio, é heresia. Portanto a Igreja Católica Romana é uma grande seita corruptora da fé no Senhor, e seus padres, os vigários (mediadores) e o seu Papa são usurpadores blasfemos do senhorio e das glórias de Cristo.
Infelizmente muitos dos movimentos religiosos que descendem da Reforma Protestante são tão (ou ainda mais) corruptos e blasfemos do que a ICAR. Muitos são os falsos mestres e falsos profetas que atuam como enganadores e pervertedores da fé. Mas esses lobos servos de Satanás nunca poderão anular o poder da Verdade e mesmo que todos os ímpios se unam contra o Evangelho nada pode impedir o ministério e o destino da verdadeira igreja, mesmo que ela seja uma pequena fração num grande oceano a que se dá o nome genérico de "cristandade".
Composição de Martinho Lutero conhecida como o "hino da Reforma Protestante"
______________________#____________________
Mês da Reforma Protestante.
Em outubro as igrejas protestantes celebram a Reforma Protestante, que foi uma série de movimentos reformadores empreendidos por diversos cristãos fiéis (e muitos deles foram martirizados por causa disso) para purificar a igreja da decadência moral e espiritual da instituição religiosa predominante.
O marco da Reforma Protestante foi em 31 de outubro de 1517, com a afixação das 95 teses feitas pelo frade Martinho Lutero na entrada da Capela de Wittenberg, na atual Alemanha, contestando diversas práticas da Igreja Católica Romana - nessa época era comum a proposição de debates teológicos com a afixação de teses nas entradas das igrejas, e esse debate empreendido por Martinho Lutero teve ampla repercussão, tornando-se, então, num marco histórico do protestantismo.
Nesses vários movimentos de reforma da religião cristã, os reformadores buscaram retornar a prática religiosa aos padrões originais do período apostólico, purificando a igreja das invencionices desviantes, heréticas e idólatras da tradição corruptora do catolicismo romano, adotando como princípio de fé os "5 solas":
- Somente a fé,
- Somente as Escrituras,
- Somente Cristo,
- Somente a Graça,
- Somente a Glória de Deus.
A Reforma Protestante libertou a igreja cristã dos domínios da grande seita apóstata católica romana, fazendo com que os cristãos se voltassem para o Senhorio de Jesus Cristo através da observância da Palavra de Deus, tendo somente a Bíblia como regra de fé e de prática.

