Um mundo em ciclos decadentes.
Existem características comuns no colapso histórico das civilizações, todas emergem de contextos de grandes dificuldades, de embates e de guerras e depois que conseguiram se estabelecer, e prosperar, rodas entram numa fase de decadência especialmente moral e de enfraquecimento dos valores que foram necessários para o seu estabelecimento. Parece ser comum a todos os casos o enfraquecimento da varilidade necessária nos tempos de guerra para a feminização dos homens nos períodos de paz. Não por acaso, nos tempos presentes de paz como nunca se vivenciou na história, com a sua globalização, o homem é um ser cada vez mais indefinido, fluido, frágil, feminilizado e intersexualizado. É uma anomalia perdida quanto ao entendimento de si mesmo.
Um fato que ilustra nossa época, por exemplo: "pais de pet". Em certos lugares o seu cão é bem-vindo, crianças não.
Há alguns anos quase todo cachorro era chamado de Rex e comia restos de comida comum com ossos no quintal. Hoje os cães têm nomes aristocráticos, são tratados como filhos mimados de gente que os prefere a ter filhos verdadeiros enquanto comem ração gourmet e frequentam shoppings centers e hotéis pet friendly.
Tem circulado pela internet alguns provérbios que trazem alertas sobre a nossa época:
"Tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fáceis.
Tempos fáceis criam homens fracos, homens fracos criam tempos difíceis.”
(Provérbio árabe)
“Meu avô andava a camelo, meu pai andava a camelo, eu ando de Mercedes, meu filho anda de Land Rover, e meu neto vai andar de Land Rover, mas meu bisneto vai andar a camelo…”
(Sheikh Mohammed - idealizador e empreendedor da Dubai moderna)
Há pouquíssimo tempo, talvez até a pandemia, parecia ser impensável que a civilização com toda cultura e facilidade de acesso aos conhecimentos que tem se tornaria odiosa, racista, antissemita e tão próxima do discurso nazista, paradoxalmente adotados por minorias que a partir das suas reinvidicações por reparações se unem contra inimigos que consideram comuns e que podem ser resumidos nos fundamentos judaico-cristãos do ocidente.
Estamos caminhando a passos largos para a derrocada, para o colapso da civilização.
O mundo não dá voltas, ele capota.
________________________________