04/02/2023

Os 3 mandatos ordenados por Deus à sua criatura hunana

 Ao criar o ser humano, macho e fêmea, o Senhor Deus nos impôs 3 mandatos que estão indelevelmente impressos em nossos corações, na nossa essência: 

- o mandato espiritual - o homem foi feito à imagem e semelhança do Criador para ter a sua vida relacionada com Ele, em comunhão. O principal propósito do ser humano é glorificar a Deus e desfrutar da sua Graça. O ser humano é o mais destacado ser dentre toda a criação de Deus; 

- o mandato social - o homem foi criado para interagir com seu semelhante, primeiro unindo-se à sua esposa (e ela ao seu marido) e constituírem família, e assim povoarem a terra, e relacionarem-se com seus semelhantes em vidas sociais e cooperativas;

- o mandato cultural - o ser humano foi criado para explorar a criação de Deus, para a conhecer, experimentar, transformar, criar, dar nomes. Deus deu ao ser humano inteligência e criatividade, e nos deu também um universo a ser conhecido, subjugado e transformado. As culturas, as ciências e as artes são elementos ordenados por Deus aos homens.

Com a queda do ser humano no pecado e sua consequente depravação resultante da quebra da sua comunhão com Deus, todos os 3 mandatos continuam sendo cumpridos, contudo de forma distorcida, limitada e maculada pelo nosso pecado. 

O ser humano continua tendo um senso do divino, é intrinsicamente espiritual mas sua espiritualidade é deformada pela sua separação de Deus, sendo, portanto, inclinado às diversas formas de idolatria como reflexo de um sentido religioso que tem apenas trevas diante de si. Sem o conhecimento do Deus auto-revelado em Cristo, sobra ao homem adorar suas imaginações. Ele inventa deuses e sistemas de crenças que não correspondem com a verdade.

O ser humano continua sendo um ser social, vive em famílias, em sociedades, organiza leis, constrói civilizações e cidades. Mas as suas relações são marcadas pelo pecado, suas leis são imperfeitas, seus líderes são injustos. As relações das pessoas são marcadas por iras, contendas, adultérios, domínios de uns sobre os outros, usurpações, injustiças e guerras.

O ser humano continua sendo um ser cultural, mas seus conhecimentos e construções refletem sua decadência pecaminosa. Nós destruímos o mundo que deveríamos cuidar.

A única redenção possível que está ao alcance do ser humano é a nossa reconciliação com Deus existente apenas no arrependimento de pecados juntamente com a fé no Evangelho do Senhor Jesus Cristo.