31/12/2022

Regeneração e Ressurreição

Diferença entre Regeneração e Ressurreição 

Regeneração é sinônimo de conversão, é o novo nascimento espiritual que todo crente verdadeiro recebe quando crê no Evangelho.

Ressurreição é a vitória sobre a morte física. Ocorreu quando o Senhor Jesus Cristo venceu a morte e seu corpo físico voltou a viver depois de ter morrido na cruz (para pagar pelos nossos pecados) e também ocorrerá com todas as pessoas na ocasião em que o Senhor ressuscitado e em glória voltar nos ares para impor o seu juízo a este mundo; sendo primeiro a ressurreição dos crentes que encontrarão o Senhor nos ares seguida pela ressurreição de todos os incrédulos para serem pelo Senhor julgados.

___________________#_____________________

Não existe "vida nova" a quem já foi regenerado uma única e definitiva vez pelo Evangelho.

Nova vida existe uma vez só, e o ensino bíblico correto é o de que a vida antes da fé no Senhor Jesus é caracterizada por morte espiritual, pois antes da conversão todos estávamos em trevas espirituais, mortos em nossos pecados e separados de Deus.

E então vem a pregação do Evangelho, e somente aqueles que crêem na vida e nos atos do Senhor Jesus recebem a Graça de Deus da salvação. Na verdade a capacidade de ter fé já é uma evidência de que Deus já salvou a pessoa que crê, pois a fé é um dom que Ele nos dá junto com a sua Graça salvadora. E isso é um renascimento, é a vida nova, a regeneração realizada pelo poder do Evangelho que muda o coração e a consciência de todos os que crêem, que são os convertidos ao Senhor.

Somente esses vivificados pelo poder do Senhor Jesus através da atuação do Espírito Santo têm acesso a Deus, seja pela oração ou pelo louvor. Os incrédulos permanecem separados dEle. Somente os convertidos adoram a Deus de verdade, somente os crentes verdadeiros prestam culto verdadeiro a Deus.

E não existem novas vidas, novas regenerações, novas salvações a quem já foi agraciado por Deus pela conversão ao Senhor uma única, suficiente e definitiva vez. Ensinar novidades de vida a quem já foi salvo é cuspir na cruz de Cristo.

Por isso é descabido ao crentes cantar por novas vivificações, uma realidade já consumada, como se isso fosse adoração. E esse é o mesmo motivo de não ser possível aos não convertidos adorarem a Deus e cantarem sobre realidades que eles desconhecem.

É dever de todo crente e de toda igreja serem fiéis ao ensino bíblico correto. Vidas retas perante o Senhor e cultos a Ele aceitáveis e agradáveis dependem disso.