22/11/2022

O espantalho

Raramente existem exceções, mas quase sempre o combate ou a refutação de um sistema de crenças ou de ideologias é feito a partir da construção imaginativa e caricaturizada do contexto do outro, tendo como base opiniões generalizadas e rasas, tendenciosas, carregadas de ranço, de ironia grosseira e de mentiras para construir um espantalho que pareça merecer apanhar e ser achincalhado.


Veja exemplos:

No contexto político, atual, para sustentarem suas posições muitos esquerdistas rotulam seus opositores de terraplanistas, fascistas e outros absurdos que não fazem sentido mas que lhes dão alguma sensação de legitimidade para atacar, denegrir e continuar com a consciência tranquila em seus posicionamentos. Rótulos parecem funcionar melhor do que a verdade. 


No contexto religioso pega-se uma doutrina, como a dos protestantes onde se afirma que "somente as Escrituras são a nossa regra de fé e de prática" e a distorcem descaradamente para tentarem nos deslegitimar perante suas audiências, quando dizem que nós ensinamos que somente a Bíblia salva - uma distorção, pois, na verdade, nós afirmamos que somente o Senhor Jesus Cristo salva e tratamos a Bíblia como a revelação especial de Deus, única fonte autoritativa para o conhecimento que podemos ter acerca dEle.