13/05/2024

Deus e a Calamidade no Río Grande do Sul


Deus tem poder para fazer do mal um bem muito maior.

Que a tragédia do Rio Grande do Sul seja como o arar da terra, que por um tempo consiste em ferí-la em preparação para a semeadura de uma grande colheita.

Assim as tragédias fazem com o coração humano, o quebrantam.

Que o poder do Evangelho se espalhe na propagação da sua mensagem e que as pessoas apeguem-se com fé no Senhor e Salvador Jesus. E onde agora se vê desolação brote esperança e um renovo que transborde para a vida eterna.

"Se eu cerrar o céu de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar."

(2 Crônicas, 7: 13 - 15)

______________________________________

Onde está o Todo-Poderoso Deus diante das calamidades?

Ele está agindo nas calamidades (Salmo 29) e em todas as circunstâncias para que as pessoas entendam que Ele é o Deus Santo que age na história e que adverte aos povos para que se arrependam dos seus pecados e creiam no Evangelho do Senhor Jesus Cristo a fim de que sejam sejam salvas de uma calamidade muito pior, muito mais severa e eterna. 

Por meio das provações nós somos expostos à realidade da nossa fragilidade e finitude, nós somos pó e os nossos ídolos não são coisa alguma. Então nós somos conclamados a nos voltar para o Criador e sustentador de todas as coisas, aquele que salva a todos que o buscam verdadeiramente através da fé na vida e na obra do Senhor Jesus Cristo. Deus é misericordioso e age para a salvação das pessoas.

E Ele também está agindo nas mobilizações de misericórdia a favor dos necessitados, especialmente nas ações do seu povo porque evidenciam o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, o Deus-conosco que é a manifestação máxima e perfeita do amor e das misericórdias de Deus. Em Cristo todos podemos ter esperança e abrigo, pois Ele é a nossa Rocha, o socorro sempre presente em tempos de tribulação.

Estar firmado em Cristo não faz com que nenhum de nós fique imune às calamidades, mas faz com que os fiéis permaneçam firmes na salvação eterna que jamais poderá sucumbir diante das tempestades. (Mateus 7: 24 - 28).


Salmo 29 - é a voz do Senhor (a Palavra de Deus, seus comandos soberanos) que rege os eventos da natureza.

1. Tributai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, tributai ao Senhor glória e força.

2. Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor vestidos de trajes santos.

3. A voz do Senhor ouve-se sobre as águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas.

4. A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade.

5. A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano.

6. Ele faz o Líbano saltar como um bezerro; e Siriom, como um filhote de boi selvagem.

7. A voz do Senhor lança labaredas de fogo.

8. A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades.

9. A voz do Senhor faz as corças dar à luz, e desnuda as florestas; e no seu templo todos dizem: Glória!

10. O Senhor está entronizado sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como rei, perpetuamente.

11. O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.


Mateus 7, versos 24 a 28 - parte do Sermão da Montanha em que o Senhor Jesus ensina sobre as tempestades que a todos assolam, mas fazendo distinção entre a segurança em que se encontra o crente fiel em contraste com os que não praticam os ensinamentos do Senhor.

24. "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.

25. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.

26. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.

27. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

28. Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina."

______________________________________

O uso do sofrimento dos outros para a promoção de si mesmo.

Em tempo de calamidade sempre aparecem aqueles que querem lucrar através da caridade, aqueles que querem posar de bondosos, que almejam aplausos, querem elogios e multiplicar likes, aumentar seus seguidores e usar a situação para o engajamento das suas redes sociais.

"Caridades" feitas para se obter algum reconhecimento das outras pessoas implicam, necessariamente, no não reconhecimento por parte de Deus.

"Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.

Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará."

Trecho do Sermão de Monte proferido pelo Senhor Jesus, Evangelho de Mateus, capítulo 6, versos 1 a 4.

Mas ainda que a motivação de ajudar seja o seu reconhecimento e que isso anule o seu reconhecimento de Deus, ainda assim, seja pela motivação correta ou incorreta, ajude! - embora seja evidente que fazer a coisa certa e agradável aos olhos de Deus seja sempre a melhor e mais eficaz ação em todos os sentidos.

______________________________________

O texto abaixo foi copiado de:

https://coalizaopeloevangelho.org/article/pedido-de-oracao-e-apoio-ao-povo-do-rio-grande-do-sul/

Pedido de Oração e Apoio ao Povo do Rio Grande do Sul

7 Maio, 2024 / Coalizão Pelo Evangelho

Aos irmãos e irmãs em Cristo,

Nas últimas semanas, temos testemunhado uma série de eventos devastadores que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Fortes chuvas causaram desmoronamentos, interditaram estradas e aeroportos, e resultaram em aluimentos de terra, deixando inúmeras famílias desabrigadas. Os impactos são severos e muito graves: Há relatos dolorosos de mortes e desaparecimentos, e as necessidades das comunidades afetadas são imensas. Além disso, sabe-se de comércios fechados, plantações destruídas, e um dano incalculável à infraestrutura de muitos municípios.

Como corpo de Cristo, somos chamados a estender nossas mãos em tempos de necessidade, por meio de nossas orações, de nosso apoio presencial e de nossas ofertas. Portanto, convidamos todas as igrejas do Brasil, guiados pelo amor ao próximo a unirem-se em oração e ação em favor do povo do estado do Rio Grande do Sul.

Pedimos orações fervorosas para que:

  1. O Senhor faça cessar as chuvas e estas deem lugar a dias de sol, permitindo que as águas escoem e os trabalhos de resgate e reconstrução possam prosseguir;
  2. As autoridades atuem de maneira rápida e eficiente no socorro às vítimas;
  3. A solidariedade se manifeste na forma de doações de roupas, alimentos e recursos financeiros, atendendo às urgências daqueles que perderam tudo;
  4. Os recursos necessários para a recuperação das áreas afetadas cheguem sem demoras, facilitando uma reconstrução rápida e eficaz;
  5. Conforto, graça e paz preencham os corações daqueles que enfrentam o luto e as perdas, sentindo o amor e o cuidado especialmente da comunidade cristã.
  6. Que haja oportunidades de levar esperança de salvação, consolo e esperança em Cristo pela pregação do evangelho ao povo gaúcho.

Além das orações, encorajamos a todos que procurem contribuir de forma prática. Há instituições sérias e igrejas evangélicas que podem receber os donativos e encaminhá-los com bom discernimento aos que têm necessidade e se vêm vulneráveis por esta grande catástrofe.

Doações de bens de primeira necessidade podem ser entregues nos pontos de coleta organizados pelas igrejas locais;

Contribuições financeiras podem ser dirigidas às organizações confiáveis que estão trabalhando diretamente nas áreas afetadas;

Voluntários são necessários para auxiliar nas operações de resgate e nos abrigos temporários, especialmente daqueles que vivem nas imediações do estado do Rio Grande do Sul.

Este é um momento de manifestar amor ao próximo, graça e compaixão. Que o povo de Deus possa responder ao chamado para servir, como instrui as Sagradas Escrituras, os orfãos, as viúvas e os necessitados, exemplificando o amor de Cristo por meio de nossas ações. Juntos, com a graça de Deus, podemos ajudar a aliviar o sofrimento e reconstruir as vidas daqueles afetados por esta tragédia.

Em Cristo,

Coalizão pelo Evangelho

Algumas instituições que recomendamos:

  • PIX da Primeira Igreja Batista em Canela: 08.549.556/0001-43 – identifique sua oferta como auxílio a famílias
  • Pix da Igreja em Reforma, em Porto Alegre: Igrejaemreforma@gmail.com – pedem que coloquem no valor final da doação R$0,02 para identificarem que é para a enchente.
  • Pix da Assembleia de Deus POA: sosilhasopa@gmail.com
  • Pix da Igreja Graça Soberana, em Rio Grande: 43.006.754/0001-61
  • Pix da Igreja Batista Filadélfia, em Canoas: 90.811.910/0001-47
  • Pix da Igreja Conde, em Porto Alegre: homens@conde.org.br
  • Pix da Igreja Viela, em Novo Hamburgo: 46388597000194
  • PIX da Igreja Presbiteriana de Canoas: ipcanoas@ipb.org.br – Ao enviar sua doação, inclua 11 centavos no valor. Se for possível, escreva “TGC” na descrição do PIX.
  • Pix Igreja Vintage: socialvintagepoa@gmail.com (Lucas Martyres)

Coalizão Pelo Evangelho existe para servir a igreja local, produzido conteúdo centrado em Cristo e no Evangelho. O Conselho da Coalizão pelo Evangelho é formado por pastores e presbíteros que fornecem direcionamento, liderança e resguardam a visão teológica deste ministério no Brasil.