Nesta data, há 164 anos, chegava ao Brasil o Rev. Ashbel Green Simonton. E sua chegada marca o início da história da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Em sua jornada, vale destacar que em 12 de janeiro de 1862, Simonton organizou a primeira Igreja Presbiteriana no Brasil, celebrando a Ceia do Senhor. Ele criou o primeiro jornal - A Imprensa Evangélica,e organizou o Presbitério do Rio de Janeiro em 17 de dezembro de 1865, quando também foi ordenado ao ministério o ex-padre José Manoel da Conceição.
Em sua última participação no Presbitério do Rio de Janeiro, antes de falecer devido à malária, o pastor americano pregou um sermão intitulado: "Os meios necessários e próprios para plantar o reino de Jesus Cristo no Brasil", fazendo uma reflexão de que para o Evangelho ser difundido em nosso país, é necessário que os crentes sejam testemunhas.
É com gratidão e louvor a Deus que comemoramos os 164 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil, a primeira igreja protestante em solo brasileiro.
Vamos comemorar com gratidão e louvor a Deus pelos 164 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil. É tempo de celebrar a condução do Senhor ao longo da história da nossa amada IPB.
Texto copiado de @ipboficial
____________________________________
O surgimento do presbiterianismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867). Nascido em West Hanover, na Pensilvânia, Simonton estudou no Colégio de Nova Jersey e inicialmente pensou em ser professor ou advogado. Influenciado por um reavivamento em 1855, fez a sua profissão de fé e, pouco depois, ingressou no Seminário de Princeton. Um sermão pregado por seu professor, o famoso teólogo Charles Hodge, levou-o a considerar o trabalho missionário no estrangeiro. Três anos depois, candidatou-se perante a Junta de Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência. Dois meses após a sua ordenação, embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade.
Texto copiado de:
Quem foi Simonton?
Veja no link: