03/07/2023

Erguendo muros


Erguendo muros
Praticando 1 Coríntios, capitulo 5

A figura dos muros é importante nas Escrituras. Muros significam defesa, proteção ao povo e barreira contra os inimigos. Nem sempre devemos fazer pontes, muitas vezes o que devemos fazer é erguer muros.

E seu simbolismo aponta para uma verdade: defesas, barreiras e proteções precisam existir para manter incontamináveis as assimilações e práticas das doutrinas do Senhor por parte dos crentes. Isso porque as mentiras, sob as mais variadas formas e doutrinas, oferecem grave ameaça às assimilações da fé nos crentes, deturpando suas convicções e práticas, contaminando e prejudicando o ministério da igreja. E as formas de combate às mentiras e seduções de Satanás são através da pregação e ensino fiéis das Escrituras e também da resistência aos falsos mestres e aos subvertedores das doutrinas de Cristo.

Mas na nossa época parece ter se tornado uma norma a complacência com aqueles que abraçam enganos, um grave erro que não é inofensivo à igreja, pois a subverte. E essa complacência não é evidência de misericórdia, mas ao contrário, é de orgulho, de soberba e de presunção.

Não espere afetuosidade da minha parte, nem disposição à fraternidade com quem cospe na face do meu Senhor com suas militâncias evidentemente anticristãs.

Seus descaramentos são horrores ao Evangelho!

Nas Escrituras nós aprendemos virtudes como perdoar, acolher, exercer misericórdia, andar a segunda milha. Mas também é requerido aos cristãos o zelo com a honra do Senhor Jesus e as práticas disciplinares que devem ser exercidas especialmente com aqueles que dizem professar a fé mas que dela vilipendiam deliberadamente. E negligenciar tais ordens também é pecado.

E, lamentavelmente, muitas vezes os deturpadores das verdades de Deus podem ser um amigo de longa data, um parente, uma pessoa muito querida e sim, isso nos fere. Mas dentre as ordens do Evangelho está incluída a ordem inegociável de amar mais ao Senhor do que a qualquer um deles (Mt. 10: 34 - 38) e isso pode resultar sim em rupturas de relacionamentos sociais e afetivos. Não são, sobretudo, os relacionamentos com as pessoas que definem um servo fiel do Senhor, mas sim, em primeiro lugar, o relacionamento fiel, obediente e inegociável do crente com o seu Senhor Jesus.

E a comunhão entre a luz do Senhor com as trevas de quem persevera em rebelião contra Ele não é possível. É o homem que deve se sujeitar ao Senhor pois Deus não se sujeita aos homens. E quando as pessoas tentam alterar a verdade de Deus, elas apenas multiplicam seus enganos e rebeliões, pois Deus não se sujeita a essas presunções.

A igreja é o ajuntamento dos redimidos pelo Senhor Jesus Cristo e as suas portas devem estar abertas àqueles que o buscam. Mas não pode fazer parte dela aqueles que a contaminam com suas persistentes corrupções, os que não se arrependem dos seus pecados, mas que, ao contrário, se apegam a eles e os defendem, e para isso transtornam a verdade em mentira e a justiça em injustiça, tripudiando, assim, da obra do Senhor na cruz. A igreja não é para corruptores do Evangelho e esses devem ser resistidos. São esses muros que os crentes devem erguer para que as distorções da Palavra de Deus não prosperem na igreja, gerando os maus frutos da rebelião contra Deus e contra a sua vontade revelada produzindo distorções nas convicções e nas práticas dos crentes. Falsos mestres, ideologias corruptoras e as mentalidades do mundo caído não devem ter voz ativa na igreja.

Aos pervertedores do Evangelho é requerido o arrependimento do pecado de tentar forçar a união da valiosíssima Graça do Senhor com as subversões da justiça e da verdade. 

"Um pouco de fermento leveda a massa toda."
(Gálatas, 5: 9)

"Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade, imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai.
E vós estais inchados? e nem ao menos pranteastes para que fosse tirado do vosso meio quem praticou esse mal?
Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que cometeu este ultraje.
Em nome de nosso Senhor Jesus, congregados vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus, seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?
Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado.
Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Já por carta vos escrevi que não vos comunicásseis com os que se prostituem; com isso não me referia à comunicação em geral com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais.
Pois, que me importa julgar os que estão de fora? Não julgais vós os que estão de dentro?
Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai esse iníquo do meio de vós.
(1 Coríntios, 5: 1 - 13)

"Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano." 
(Mateus, 18: 15 - 17)

"Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai-o e não tenhais relações com ele, para que se envergonhe; todavia não o considereis como inimigo, mas admoestai-o como irmão."
(2 Tessalonicenses, 3: 14, 15)

"Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e vive pecando, e já por si mesmo está condenado."
(Tito, 3: 10, 11)

"Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda participa de suas más obras."
(2 João, 9 - 11)

"Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema."
(Gálatas, 1: 6 - 9)

"Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."
(Tiago, 4: 4)