25/02/2016

Igreja Hipster, show de culto


Cultos modernos com muitos recursos envolventes para conquistar os jovens do nosso tempo! Será que vale considerar isso como opção?
Uau!!! Bonito né? "Cool", emocionante, envolvente, moderno... mas apenas uma máscara de beleza num movimento rendido e fraco, meramente terapêutico.
Não se engane, transformar a prática cristã num show repleto de artificialidades, de pirotecnia, de técnicas emotivas e envolventes é desfigurar o propósito do Evangelho de forma diferente mas também deformadora das verdades de Deus, assim como no modo como o Evangelho é mal usado como pretexto pelos vendilhões da fé.
Quanto mais simples, bíblica e responsável for a abordagem na proclamação da verdade de Cristo mais profunda será a interação do seu ouvinte com o seu conteúdo espiritual e quanto mais cheio de recursos humanos for essa abordagem - para dar um clima - mais humano e menos divino será o efeito dessa fraca e rasa interação na vida de gente que associará o cristianismo com um prazer meramente mundano - um equívoco! Nesse tipo de abordagem o efeito mais marcante nas pessoas sempre será o entorpecimento como resultado de um turbilhão meramente emocional - uma coisa rasa que alguns confundem erradamente com a profundidade da ação do Espírito Santo no coração de alguém que é verdadeiramente tocado e transformado pelas verdades do Evangelho.
Mocidades de igrejas com cara de "patricinhas e patricinhos de Beverly Hills" nunca serão mocidades fortes e consequentemente dificilmente serão igrejas fortes, envolvidas com as diversas missões cristãs nas suas demandas verdadeiras, com toda a sua crueza, com as suas dores e desafios. Essa gente mimada fica dodói demais para fazer calo nas mãos com um arado de verdade e para eles tem valido mais ser "cool" e fazer parte da "galera" do que ser, de fato, crente.
Na Bíblia, o ideal de jovens cristãos é bastante diferente desses jovens que predominam em algumas igrejas atuais que estão na moda e a razão disso é simples: o Espírito bíblico espera que os jovens tenham a Palavra de Deus enraizada em seus corações e por isso espera-se também que eles não amem o mundo, mas que dediquem-se à sua fé!
"Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (1 João 2:14,15)
Que Deus nos livre de sermos igrejas marcadas pelo estilo hipster moderninho e modinha com os seus desvios de foco e de propósito.